quinta-feira, 9 de outubro de 2014

A morte do bom e velho Rock

O Blog, como vocês já devem ter percebido está em processo de mudanças, queria primeiro terminar ele (rápido) para iniciar novas postagens, mas hoje li sobre um assunto que me deu muita vontade de escrever à respeito.
Vamos a matéria:

É importante que leiam a matéria para que entendam minha opinião*

Eis que me deparo com um assunto polêmico e que muito me intriga.
As dificuldades do Rock brasileiro/Cena do Rock

Há tempos venho lendo, e acompanhando comentários de amigos no facebook, dizendo que a cena está fraca, que não se vê mais bandas de rock como antigamente, união de bandas, Legião, Paralamas, anos 80/90, etc...
Pois bem amigos, vocês tem razão, e não quero entrar nesses méritos, pois se você chegou até aqui você sabe muito bem do que estou falando.

Todos sabemos que não há interesse da 'grande mídia' em divulgar este gênero, porém sabemos que há um grande público ouvinte do mesmo, (o que significa que não é verdade que o povo só quer saber de sertanejo)  público este que não precisa ouvir sua banda favorita no rádio ou ver no faustão, pois compra discos, baixa álbuns da internet, pesquisa, indica 'seus' artistas para os amigos e aceita indicações. O que podemos perceber, é que o pessoal do rock se julga um povo com 'mais conhecimento' ou algum tipo de coisa que o difere do pessoal que por algum motivo é 'desprovido de cultura' por assistir  BBB.

Enquanto todos culpam a mídia, a falta de cultura, a imposição, eu digo que o problema está no público e  nas bandas.

Preciso que parem e reflitam: Quantas bandas de rock nacional existe hoje tocando nas rádios?
E as que tocam, o que você diz/pensa sobre elas?
NxZero, Fresno; Ou você ama ou os odeia.
A grande maioria que conheço chamaria de EMO, encheria de rótulos e críticas, como se fossem excelentes músicos e compositores sempre criticando alguém que você acha que mereça menos que você, porque você é o rei da guitarra, o verdadeiro astro do rock!

Chega de rótulos!

Este é um lado da moeda, um público aparentemente 'exigente', 'sentando o pau' em tudo quanto é artista porque nada que é feito aqui dentro é bom, aí ouve bandas internacionais tão EMO quanto... (Emo é só um exemplo forte para resumir)

O outro lado está por parte das bandas, que enchem a boca pra falar de 'União de banda', de 'Cena', quando precisa de ajuda pra aumentar seus números na internet, mas na hora que precisa ajudar uma banda 'parceira', que saiu quase da mesma garagem que a sua, mas parece estar conseguindo aos poucos aparecer e talvez conseguir seu lugar ao sol,  fica com medo de perder espaço e aí então a união vira 'Batalha de bandas'.

Por hora isso é só um desabafo, uma pequena parte de uma opinião que da margem para uma looonga conversa, mas resumidamente é isso!

Vamos abrir a mente!




Nenhum comentário:

Postar um comentário